Atrasos no pagamento do FIES bate recorde e preocupa especialistas

O Fies é um dos maiores programas de financiamento estudantil e ele é possível através de uma condição de juros exclusivas. É justamente essa porcentagem a ser cobrada posteriormente ou através dos pagamentos trimestrais do programa, que faz com que a iniciativa seja possível.

O programa está preparado para uma margem de erro em sua arrecadação, mas recentemente uma pesquisa divulgou uma dívida recorde por parte dos beneficiários. Entenda tudo a seguir:

FIES

Como mencionado, o Fies é um dos maiores programas de financiamento estudantil, além de oferecer as melhores condições do mercado.

O programa se divide em categorias de distribuição de bolsas para beneficiar corretamente o estudante de acordo com a sua situação socioeconômica.

Conheça como utilizar a Nota do ENEM.

Além de possuir esse fator social como requisito, o Fies também exige dos estudantes a participação e o resultado superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Sendo assim, os estudantes são selecionados e podem conseguir bolsa de até 100% no curso desejado. Algumas categorias dispõem da taxa trimestral de um valor simbólico para a manutenção do programa, que também é fundamental para o funcionamento do mesmo.

Assim, o Fies tem beneficiado estudantes das mais variadas áreas há alguns anos, e é justamente o cumprimento do que foi acordado entre bolsista e programa que irá garantir a continuação da proposta.

Recentemente, dados divulgados indicaram que o programa passa por sua fase mais crítica, uma vez que o atraso no pagamento dos financiamentos atingiu o seu recorde.

De acordo com os órgãos responsáveis, a dívida supera a marca de R$ 20 bilhões e preocupa seriamente a proposta do programa em questão. Apesar do grande buraco no orçamento do Fies, é válido lembrar que a situação também pode vir a prejudicar os próprios bolsistas que utilizam a ferramenta.

Isso porque, as condições do Fies só são oferecidas após um financiamento legal, registrado a partir de uma instituição financeira. Ou seja, o estudante e o fiador podem acabar com o nome sujo na praça e com uma dívida ainda maior.

A solução pode ser aproveitar algumas facilidades que o programa promove, como é o caso do 2 Via do Boleto FIES 2023, que fica disponível para quem tem cadastro no portal.

Além disso, vale mencionar que o programa também oferece acordos exclusivos, dependendo da sua situação e de como deseja quitar a sua pendência.

O funcionamento do Fies depende diretamente do cumprimento do valor oferecido pelos alunos para que mais estudantes possam conquistar o seu diploma.

Veja também como funciona a renovação do ENEM.

Portanto, é interessante entrar em contato com a sua instituição ou acessar o site do Fies para verificar quais as opções mais viáveis para você, em caso de dívida.

5/5 – (1 vote)

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *