Estudar fora do país pode parecer um sonho bem distante, mas você sabia que existem alumas formas de você conseguir essa proeza? Se você sonha em morar fora do país e começar o curso dos seus sonhos, é preciso bastante preparação e estudo. Veja a seguir quais recursos você pode usar:
O método mais utilizado para ingressar no ensino superior em nosso país é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Através da participação no concurso, os estudantes podem inscrever a sua nota nos sistemas de distribuição de vagas: SISU e PROUNI.
O que nem todo mundo sabe é que é possível utilizar o recurso do Enem para estudar em universidades fora do país. Apenas algumas instituições estão participando, então como garantir a sua vaga nas instituições através do ENEM 2023?
- Saiba também o que acontece com quem não pagar o fies.
Em primeiro lugar, é preciso se certificar das possibilidades que se enquadrem no seu perfil. Para ajudar você, separamos algumas opções por país. Veja abaixo:
Conteúdo
Reino Unido
- Universidade de Bristol
- Universidade de Oxford
Portugal
- Universidade de Coimbra
- Universidade da Madeira
- Instituto Politécnico de Leiria
- Universidade de Lisboa
- Universidade dos Açores
Irlanda
- University College Cork
Canadá
- Universidade de Toronto
Mas é importante ressaltar que em alguns casos, como é para as universidades do Reino Unido, é necessário realizar também o vestibular local. Além disso, é necessário comprovar proficiência no inglês para poder garantir o ingresso nas instituições.
Essas vagas são bastante concorridas e para aplicar para elas, é necessário ter uma alta pontuação. O exame é realizado tradicionalmente, como todos os estudantes.
Portanto, os estudantes interessados devem se preparar para o Enem. O exame é realizado em dois domingos consecutivos de novembro.
Além das 180 questões divididas entre as matérias do ensino médio, o candidato também precisa realizar a prova de redação do Enem de acordo com a proposta estabelecida.
Essa etapa do exame é muito importante para a sua aprovação e garante uma porcentagem da sua nota. O problema é que não é possível prever qual será o tema da redação.
- Saiba o que fazer com quem tem a nota do enem baixa.
Entretanto vale lembrar que você pode conferir possíveis temas redação ENEM 2023. Assim, o estudante pode ler um pouco sobre as possibilidades e estar preparado.
Vale mencionar que as bolsas de estudo ofertadas, na maioria das vezes, cobrem apenas uma parte dos gastos. Por isso, quem for aprovado deve precisar desembolsar ainda o resto das despesas. No geral, os valores variam de acordo com a instituição e com o país de destino.